sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Começando a programar em Android

Olá a todos.

Antes de qualquer coisa, é necessário ser explicado passo a passo como se faz para criar um ambiente de desenvolvimento de Android. Existem muitos tópicos na Internet explicando isto, mas como algumas pessoas volta e meia me perguntam a respeito, decidi criar este tópico.

A programação para dispositivos Android pode ser realizada através de linguagens de programação como Java e Scala, e utilizando ferramentas como NetBeans, Eclipse, ou até mesmo via linha de comando. Neste tópico será exemplificada a forma mais comum, que é utilizando a linguagem Java e a ferramenta Eclipse.

OBS.: Para se programar para Android, utilizando Java e a ferramenta Eclipse, exige-se um mínimo conhecimento em programação de computadores. Se você não atende estes requisitos, este tópico não será adequado a sua pessoa.

As etapas de instalação do Android podem ser divididas em diversos passos. Vamos a eles.

Passo 1 - Baixar o Java SDK
Não se pode esquecer que é fundamental possuir o pacote de desenvolvimento da linguagem Java, o chamado Java SDK. O download deste pacote de desenvolvimento pode ser realizado aqui.

E, é claro, que o Java esteja configurado com suas devidas variáveis de ambiente. Caso não esteja, seguir este link.

Para que o download seja efetuado, é necessário ter conta no site da Oracle.

Passo 2 - Baixar o Eclipse Kepler
Agora que já temos o pacote de desenvolvimento de Java instalado no computador, o próximo passo será fazer o download da ferramenta Eclipse. Esta ferramenta é uma IDE (Integrated Development Enviroment), ou seja, um ambiente integrado de desenvolvimento de programas de computador. É neste ambiente que os aplicativos de Android serão criados.

O download desta ferramenta pode ser realizado aqui. Automaticamente este site detectará o sistema operacional que você está utilizando no momento, mostrando opções de download deste pacote. O pacote que devemos baixar é o mostrado abaixo:


Há de se salientar que deve ser baixada a versão STANDARD do Eclipse, e não outra, como a EE Developers ou C/C++ Developers.

Esta é a versão mais atual do Eclipse, conhecida como Eclipse Kepler. Para realizar o download, basta clicar nos links ao lado da imagem acima (neste caso, para Windows). Então, você será redirecionado para um novo site onde o download poderá ser realizado.

Passo 3 - Instalar o Android no Eclipse
Agora que já temos o Java e o Eclipse, o próximo passo é instalar o Android no Eclipse.

O Eclipse é um programa que não necessita de instalação. Ou seja, o conteúdo baixado já contém tudo que precisamos para inicializar sua execução. É aconselhável deixar este conteúdo em uma pasta como C:/eclipse (no caso do Windows), ou /home/<usuario>/eclipse (no caso do Linux ou Mac).

Para abrir o Eclipse, basta clicar no ícone roxo chamado "eclipse". Antes do Eclipse ser aberto, ele pedirá que seja informado o "workspace" em que você colocará os projetos que serão desenvolvidos. No meu caso, escolhi o caminho C:/workspace (no caso do Windows) e /home/<usuario>/workspace (no caso do Linux ou Mac).


Assim, o Eclipse será aberto, e o que teremos na tela é o seguinte:


Agora precisaremos instalar o Android no Eclipse. Para isto, devemos clicar na opção Help da barra de menus, e depois em Install New Software. Após isso, deve-se clicar em "Add...", e dar o nome e o link do que iremos baixar no Eclipse.

O nome que costumo usar é "Android SDK", e o link (a ser colocado no campo "Location:") é: https://dl-ssl.google.com/android/eclipse/.

Após isto, basta ir confirmando os próximos passos (todos eles, inclusive quando for requerida a reinicialização do Eclipse), e depois de uns 5 a 10 minutos o novo visual do Eclipse será este:


Ou seja, surgiram uns ícones novos no Eclipse, inclusive 2 ícones em que aparece o mascote do Android, sinal de que o Android foi corretamente baixado na máquina.

Passo 4 - Atualizar o Android SDK Manager
Agora que o Android já foi instalado, precisamos atualizar seus pacotes, para que possamos criar aplicativos para as diversas versões de Android existentes (1.5, 1.6, 2.1, 2.2, 2.3, 3.0, 3.1, 4.0, 4.1, 4.2, 4.3, e a mais recente, 4.4).

Para isto, basta clicarmos no ícone em que aparece o mascote do Android em cima de uma flecha branca. Este ícone abrirá o SDK Manager:


Agora, basta escolher quais versões de Android (chamadas de API) você deseja obter para desenvolvimento. O aconselhável é escolher todas. Porém, este passo demora bastante. Se prepare para esperar por mais de 3 horas.

Com a atualização do SDK, teremos disponíveis vários exemplos (Samples) de códigos-fonte do Android, e também as bibliotecas especiais da Google, como a biblioteca do Google Maps.

-----

Com esses 4 passos, já poderemos começar a criar nossos primeiros programas em Android. Mas isso é assunto para um próximo tópico.

Caso alguém tenha uma dúvida, crítica ou sugestão, sinta-se à vontade.

Um comentário: