quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Notificações

Olá à todos.

Uma notificação de sistema possibilita que seu aplicativo mantenha o usuário informado sobre eventos, como uma nova mensagem de um chat ou um evento de calendário. Pense em notificações como um novo canal que alerta o usuário para importantes eventos enquanto eles ocorrerem, ou um registro que narra eventos enquanto o usuário não está prestando atenção.

O layout de uma notificação é mostrado abaixo:


No mínimo, todas as notificações possuem um layout base, incluindo:

  • Ícone de notificação do pedido de envio, ou a foto do remetente.
  •  Título de notificação e mensagem.
  • Uma hora ou data.
  • Um ícone secundário para identificar a aplicação de envio quando a imagem do remetente for mostrada no ícone principal.


Notificações também são conhecidas como “Push Notifications”.

Abaixo podemos ver uma imagem que demonstra o que é uma notificação.





Criando notificações simples


A partir da API 17 (Android 4.2, Jelly Bean), as notificações mudaram. Até está versão, as notificações eram bem mais simples. A partir da API 17, as notificações passaram a ter mais de um ícone, e à mostrar mais informações.

Para mostrar tais mudanças, criaremos um exemplo de notificações em Android, que utiliza basicamente duas telas e uma classe utilitária de Notificações.

Na primeira tela, temos basicamente a chamada para a classe utilitária de notificações, que de fato cria a notificação. Quando a notificação for clicada pelo usuário, chamaremos a segunda tela. Logo, teremos a tela que chama a notificação, e a tela que é chamada pelo clique da notificação. E entre elas, uma classe que implementa a chamada da notificação.

Em nossa tela principal, temos:


No evento onCreate(), preparamos o título, mensagem e tickerText da notificação, e chamamos o método createNotification(). Nele, verificamos a versão da nossa API, e chamamos o utilitário NotificationHelper, e o método que implementa a notificação para a versão corrente.

O quarto argumento do método createsNotification() é uma Activity. Repare que no método createsNotification() esta Activity é inserida em uma Intent, que por sua vez, nos métodos da classe NotificationHelper, será utilizada para redirecionar o fluxo da nossa aplicação. Ou seja, quando clicarmos na notificação, será aberta esta Activity (que é o 4º argumento citado acima).

Isso será melhor explicado ao longo deste capítulo.

Parte da implementação da NotificationHelper é mostrada abaixo:


O método createSimpleNotification() cria notificações simples (mais comumente usado em API’s inferiores à 17). Notificações simples possuem apenas um ícone, um título, um texto de notificação, e o horário em que ela foi chamada.

Repare como este método é personalizado: dependendo da API do dispositivo Android, a criação da uma notificação é feita de forma específica. Porém, alguns método como setContentTitle(), setContentText(), setSmallIcon() e setContentIntent() são comuns à todas as API’s. E, é claro, a PendingIntent, que é o componente que nos redirecionará para outra tela quando clicarmos na notificação.

Podemos ver na nossa NotificationHelper uma constante chamada NOTIFICATION_ID (que é a constante que identificará o ID da nossa notificação), um atributo chamado mBigText (que será usado mais adiante), e o método já citado acima.

A chamada do método createSimpleNotification() gera o seguinte resultado:


Ao clicarmos na notificação, seremos redirecionado à tela ExecuteNotificationActivity. É neste tela que cancelaremos a notificação acima (senão ela será mostrada eternamente).

Eis a tela ExecuteNotificationActivity:


Ela apenas cancela a notificação, e seta um texto na tela.

O método de cancelamento de uma notificação (que é implementado na NotificationHelper) é mostrado abaixo:


Este método funciona para qualquer tipo de notificação (“simples” ou “sofisticada”), e para qualquer tipo de API.

Já o método createImprovedNotification(), que cria uma notificação “sofisticada”,  implementa as novas propriedades de notificações que foram introduzidas na versão 4.2. Dentre elas, podemos citar setLargeIcon(), setProgress() e o método Notification.InboxStyle, que é completado através do método setStyle().

Adicionando ícones às notificações



Para adicionar um ícone à uma notificação, precisamos declarar um NotificationBuilder, e setar as propriedades setSmallIcon() e setLargeIcon(). A primeira recebe como argumento um int, que representa um id de Drawable. A segunda recebe como argumento um Bitmap.

Notificações sofisticadas


Executando agora o método createImprovedNotification(), também constante na NotificationHelper, criamos uma notificação que só rodará em dispositivos Android com API igual ou superior à 4.2.


Podemos notar neste método que utilizamos a Notification.InboxStyle, e colocamos nela algumas linhas de texto. O resultado da execução deste método é mostrado abaixo, onde temos duas imagens: na primeira, temos a notificação com as linhas mostradas, e na segunda temos estas linhas minimizadas.

Para minimizar as linhas, basta utilizarmos um double touchscreen, onde um dos dedos ficaria acima das linhas, e o outro, como um compasso, empurrariam-nas para cima.

Esta minimização é mostrada logo abaixo.

Podemos ver abaixo, também, um ícone grande e um ícone pequeno, além do estilo e da barra de progresso, que é chamada pelo método: builder.setProgress(0, 0, true)

Com certeza, nossa notificação se tornou bem mais sofisticada!


Em nosso próximo exemplo, também usaremos uma notificação sofisticada. Porém, aprofundaremos mais um pouco o uso da propriedade builder.setProgress().

Simulando um download


Agora, será mostrado um outro exemplo de notificação. Neste exemplo, simularemos o download de uma imagem. Ao fim deste “download”, será mudado o título da notificação, e também a barra de progresso.


Podemos ver que a lógica toda fica na Thread parelela: ao fim do processamento simulado pelo comando For e pelocomando Thread.sleep(), atualizamos o conteúdo da notificação (setContextText()) e seu progresso (setProgress()).

Abaixo é mostrada a notificação em “processo de download”, e a notificação “ao fim do download”.



Notificações com botões


Por fim, será mostrado como incluir botões em uma notificação.

Para isto, basicamente precisamos utilizar a propriedade addAction() do Notification.Builder.


Acima vemos que a propriedade addAction() é utilizada duas vezes, para incluir os botões “View” e “Edit”. A primeira possui um ícone (R.drawable.ic_google), e a segunda, não possui (então setamos seu atributo com o valor “0”).

O último argumento desta propriedade é a Intent que abriremos caso os botões sejam clicados. Repare que podemos abrir três diferentes Intent’s com esta notificação: clicando nela, clicando no botão “View”, e clicando no botão “Edit”.

O que podemos notar acima, também, é a inclusão de um som quando a notificação tocar, através do propriedade setSound().

Abaixo do comentário “Calls the notification” temos três diferentes construtores de “notification”. Abaixo demonstramos três diferentes execuções, com cada um dos construtores:

  • Notification notification = builder.build();
  • Notification notification = builder.setStyle(new Notification.BigTextStyle().bigText(
    mBigText.
    toString())).build();
  • Notification notification = new Notification.BigPictureStyle(builder).bigPicture(
    BitmapFactory.
    decodeResource(context.getResources(), R.drawable.ic_google)).build();


Por fim, repare que em quase todos os exemplos deste capítulo utilizamos a tag notification.vibrate(). Com ela, podemos fazer o celular vibrar.

Para isto, precisamos declarar uma tag específica em nosso AndroidManifest.xml, como é mostrado abaixo.



E isto é tudo! Com este capítulo, conseguimos criar quase todos os tipos de notificações que uma aplicação em Android vá necessitar.

-----

Caso alguém tenha uma dúvida, crítica ou sugestão, sinta-se à vontade.

3 comentários:

  1. Ola Rodrigo, tudo joia? Tbm sou programador , e Analista de Sistemas , entre em contato comigo , me chame no gmail seila , tem propostas para vc , sei q vai gotar, seu blog e otimo, me chame nesse email. ( rafaell.allmeida.gomes38@gmail.com )

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir